Projeto ECOORQUESTRAL - Música Interativa com instrumentos Alternativos

 



A Ecoorquestra  é fruto de uma síntese de propostas e grupos musicais relacionados a música e educação coletivas, instrumentos alternativos e ações sociais.  

Uma orquestra sinfônica convencional utiliza cerca de 20 diferentes instrumentos, distribuídos dentre até 120 músicos. A proposta da Ecoorquestra é a de trazer para o público um conjunto de mais de 50 instrumentos alternativos, construídos pelos próprios músicos, além de instrumentos tradicionais e étnicos. A Ecoorquestra pode tocar músicas convencionais ou contemporâneas, inclusive criadas coletivamente por seus membros, em arranjos especialmente concebidos. Os músicos podem ser desde criancas a partir de 5 anos até idosos. A Ecoorquestra pretende promover a integracão de participantes de uma ampla gama social e experiencial, promovendo a inclusão, a diversidade, a abertura estética e a educacão profissionalizante.


O Projeto


O Projeto Ecoorquestral nas Escolas 2023 consiste na produção de 50 eventos em escolas e espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro, onde a Ecooquestra realizará apresentações interativas para demonstrar o uso de instrumentos musicais produzidos a partir de materiais recicláveis, como garrafas pet e outros, integrando cultura, sustentabilidade e educação.


Quem somos


Rodrigo Batalha - diretor geral artístico

Leonardo Fuks - diretor geral técnico


 


Porque

A justificativa para a proposta se baseia no seu potencial de articulação entre cultura, sustentabilidade e educação. 


Para que

O objetivo geral é promover ações de democratização cultural…


Para quem

O púbico-alvo é composto por estudantes e professores da rede pública de ensino. Cada evento vai alcançar 100 participantes, atingindo 5000 jovens e crianças e cerca de 100 educadores e mediadores em um ano.


Onde

As ações serão realizadas nas diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro, em escolas e espaços culturais parceiros.


Como

A dinâmica da proposta parte da construção e uso de instrumentos alternativos de baixo custo, reutilizando instrumentos e materiais reaproveitável, sobretudo embalagens de alimentos, substancias industriais, refrigerantes e bebidas. 


Quando

De fevereiro 2023 a dezembro de 2023, com uma média de um evento por semana.



Comentários